Diálogo entre médica e pacientes sobre os benefícios do uso de contraceptivos para alívio dos sintomas da TPM
Tina_Lima: #Protegida e sem transtornos. A gravidez ideal é planejada! Investir em contracepção e escolher quando (e se) você vai querer ter um bebê é garantir uma vida plena e cheia de bons momentos. Além disso, o anticoncepcional oral pode tratar os sintomas da TPM.
Mas a proteção tem que ser completa, e só a utilização da camisinha que pode evitar doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS. #Tranquilo e favorável.
VanessaS2: Contracepção é evitar a gravidez. E, para isso, existem vários recursos simples e bem eficientes, como:
# Os métodos de barreira – camisinha (masculina e feminina), diafragma, dispositivo intrauterino (DIU);
# Os métodos hormonais – anticoncepcional oral, injeção, adesivo, implante, anel vaginal, sistema intrauterino (SIU – um tipo de DIU com hormônio);
# Os métodos definitivos (cirúrgicos) – laqueadura e vasectomia.
Tina_Lima: Amigas! #Nunca tomem um anticoncepcional que não tenha sido indicado pelo seu ginecologista. Apenas seu médico pode avaliar o que é bom para sua saúde
Dra. Flávia: #Superimportante! Existem alguns métodos contraceptivos menos confiáveis. São os chamados métodos comportamentais, que incluem a tabelinha, a observação do muco cervical (substância que o útero solta no período da ovulação) e o coito interrompido. #Não caia nessa!
Esses métodos apresentam um alto índice de falha. Além do mais, esses métodos não impedem a transmissão de doenças sexuais, como a AIDS, por exemplo, que somente podem ser evitadas com o uso da camisinha.
Nanda_Blue: Então, qual o melhor método de contracepção?
Tina_Lima: O melhor método é aquele que combina com sua rotina e com seu estilo de vida. Mas essa escolha tem de ser feita com seu ginecologista.
Dra. Flávia: Desde que surgiram, em 1960, os anticoncepcionais orais são o método mais utilizado. Eles são muito seguros, fáceis de usar (é só tomar um comprimido por dia), e a mulher pode parar de tomar quando quiser. Além disso, podem ajudar no alívio dos sintomas da TPM.
VanessaS2: TPM? Tipo quando a gente fica muito irritada?
Dra. Flávia: TPM significa tensão pré-menstrual. Ela é uma síndrome, um conjunto de sintomas que aparecem alguns dias antes da menstruação e variam de mulher para mulher.
Entre esses sintomas, estão: irritação, agressividade, tristeza, dores nas mamas, dor de cabeça, inchaço, perda de energia, chorar por qualquer coisa. Algumas mulheres têm sintomas leves; outras ficam bem mais alteradas.
VanessaS2: Quando estou na TPM eu rio e choro ao mesmo tempo!
Isabel.Silva: #Fique esperta!
Dra. Flávia: A TPM tem relação direta com o estresse que a mulher vive. Quanto mais submetida ao estresse, piores os sintomas da TPM. Também existem comportamentos que pioram a TPM, como não praticar atividade física e comer de forma irregular.
Tina_Lima: #Pratique atividades físicas e alimente-se de forma saudável.
Isabel.Silva: E por que temos TPM?
Dra. Flávia: A TPM surge com as alterações hormonais que o organismo feminino sofre durante o ciclo menstrual. Durante a menstruação, os níveis de estrogênio e progesterona (hormônios femininos) estão bem baixos.
Assim que a menstruação acaba, começa a produção de estrogênio. Ele atinge o pico no 14º dia do ciclo e depois começa a cair. Aí, começa a aumentar a progesterona. Ou seja, a cada dia do mês, temos uma concentração diferente dos hormônios femininos.
VanessaS2: Fala sério! Por isso muda nosso humor?
Dra. Flávia: Sim. Porque essa variação de hormônios está relacionada à produção de serotonina – uma substância produzida pelas células nervosas que atuam sobre nosso humor.
Isabel.Silva: TPM tem tratamento?
Dra. Flávia: Claro! O ginecologista define o tratamento de acordo com a intensidade de seus sintomas. Existem mulheres que melhoram apenas com mudanças do estilo de vida.
Tina_Lima: #Amiga, deixe esse chocolate e procure um ginecologista!
Nanda_Blue: Mas o anticoncepcional melhora a TPM?
Dra. Flávia: Sim. O anticoncepcional oral pode tratar os sintomas da TPM Os medicamentos que combinam estrogênio e progestogênio mostram bons resultados, porque garantem um nível mais estável de hormônios no organismo feminino.
Referências bibliográficas:
- Dicio. Contracepção. [Acesso em 2019 Mar 26]. Disponível em: https://www.dicio.com.br/contracepcao/
- Saúde e Lazer Online. Anvisa aprova primeiro anticoncepcional combinado com drospirenona para uso contínuo. [Acesso em 2019 Mar 26]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/sus/pdf/setembro/anvisa_aprova_anticoncepcional_combinado_1009.pdf
- Silva, VB. Determinação simultânea de etinilestradiol e drospirenona em contraceptivos orais por cromatografia e fase líquida de alta eficiência e eletroforese capilar. [Dissertação de Mestrado]. [Acesso em 2019 Mar 26]. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9139/tde-05092013-102602/pt-br.php
- Sociedade Brasileira de Dermatologia. Doenças de pele. [Acesso em 2019 Mar 26]. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/
- #Consultora Médica: Dra. Flávia Raquel Rosa Junqueira – CRM-SP 101.066
Material destinado ao público geral
Dezembro/2020