A relação entre a dislipidemia e o trabalho

Mulher de meia idade anda de skate na praia em alusão a adotar um estilo de vida saudável no trabalho
É possível adotar um estilo de vida saudável no trabalho

Dislipidemia é uma condição que deve ser levada a sério em todas as circunstâncias. No ambiente profissional é particularmente importante prestar atenção a a essa condição, procurando manter um estilo de vida saudável no trabalho.

Gerenciando o estresse no trabalho

Estresse é uma das causas de dislipidemia. No trabalho estamos frequentemente expostos ao estresse, o que impacta negativamente os níveis de colesterol no sangue1. Ambientes de trabalho barulhentos em particular podem aumentar os níveis de estresse e colesterol2. Se você trabalha em um ambiente barulhento, tente reduzir o barulho:

  • Utilizando protetores de ouvido
  • Reduzindo a exposição ao barulho

 Discuta com seu médico qual a melhor maneira de você se adaptar e buscar um estilo de vida saudável no trabalho.

Incorporando a atividade física em um trabalho sedentário

Se você tiver um trabalho sedentário, é muito importante compensar em algum momento fazendo atividades físicas. Isso porque  trabalhos sedentários mostraram aumentar os níveis de colesterol no sangue5. Portanto, é muito importante alocar tempo para atividades físicas no trabalho; essas atividades podem ser breves mas devem ser regulares. Discuta com seu médico que exercícios seriam melhores para você. Se sua empresa tiver um médico ou enfermeira ocupacional, não hesite em discutir esse ponto com eles também. Eles podem ser capazes de fornecer aconselhamento vinculado à especificidade de seu trabalho.

Lembre-se: É importante que você se adapte a seu ambiente de trabalho para ajudar a manter o nível de lípides controlados; se os seus níveis lipídicos ficarem sem controle, isso pode impactar na sua saúde, o que pode afastá-lo do trabalho por um longo período de tempo.

Mantendo seu estilo de vida saudável no trabalho

O local de trabalho é frequentemente um local onde as pessoas compartilham momentos difíceis, mas também agradáveis. Esses momentos positivos incluem festas, eventos após o trabalho e corporativos, e essas ocorrências podem frequentemente envolver álcool e alimentos que contêm açúcares ou gorduras que impactam negativamente os lípides  sanguíneos6,7

Você não precisa deixar de ir a eventos corporativos, mas você pode controlar as quantidades de alimentos poucos saudáveis que você consome.

Você também deve manter distância de cigarros. É importante não ceder a essas tentações de forma que você possa continuar seguindo um estilo de vida saudável. 

Lembre-se, ao se desviar de seu estilo de vida saudável no trabalho, sua vida particular também poderá ser afetada negativamente. Portanto, quando estiver com seus colegas, evite fumar, evite beber álcool e limite seu consumo de alimentos não saudáveis.

Aderindo o seu tratamento no trabalho

Se você toma medicamentos, tome-os corretamente, tome os medicamentos no horário, nas dosagens corretas e pelo tempo durante o qual eles foram prescritos. Ir ao trabalho não deve ser um motivo para não tomar seu medicamento. Se você omitir o medicamento que deve ser tomado durante o horário de trabalho, isso pode anular os seus benefícios.

Se você estiver nervoso quanto a seus colegas julgarem você por tomar medicamentos, você não deve se preocupar – lembre-se de que é a sua saúde que está em jogo, não a deles. 

Se você tiver dificuldade para organizar seus medicamentos, lembretes e organizadores de comprimidos podem ajudar. Converse com seu médico para determinar a melhor forma de organizar seus tratamentos. 

Viajar e adesão

Viajar é frequentemente citado como um motivo para não tomar o medicamento4. Se seu trabalho requer viajar, certifique-se de levar medicamento suficiente para a viagem. É preferível levar medicamento em excesso para se precaver contra circunstâncias não previstas:

  1. Planeje o número de comprimidos que você pode precisar dependendo da duração de sua viagem.
  2. Sempre leve comprimidos extras caso seu retorno para casa seja adiado.
  3. Fotografe suas receitas e caixas de medicamentos: caso você fique sem seus comprimidos enquanto estiver fora, você pode conseguir comprar os medicamentos. Algumas farmácias (especialmente se você estiver fora do país) podem não ter as dosagens idênticas, o que pode impactar o número de comprimidos que você toma; não hesite em discutir esse ponto com seu médico.

Sempre que você tiver perguntas sobre como continuar a lidar com os níveis de lípides no trabalho, converse com seu médico sobre todos os pontos que podem ser um problema para você:

  • Reduzir o barulho no local de trabalho;
  • Incorporar a atividade física no trabalho sedentário;
  • Resistir a tentações não saudáveis;
  • Organizar medicamentos;
  • Aderir a uma rotina de medicação enquanto estiver viajando (consulte seu médico caso tenha alguma dúvida).

Não hesite em discutir com seu médico pessoal ou com o médico ocupacional para determinar como você pode adaptar seu ambiente de trabalho de forma que você consiga manejar sua saúde  

Referências:

  1. Catalina-Romero C, Calvo E, Sánchez-Chaparro M, et al. The relationship between job stress and dyslipidemia. Scand. J. Public Health. 2013; 41(2):142-149. 
  2. Kerns E, Masterson E, Themann CL, Calvert G. Cardiovascular conditions, hearing difficulty, and occupational noise exposure within US industries and occupations. Am J Ind Med. 2018;61(6):477-491. 
  3. Science Daily, Desk jobs are bad for your heart and your waist, https://cutt.ly/Zb2QeaS Publicado em março de 2017. Acesso em Junho/2021.
  4. National Community Pharmacists Association. Medication Adherence in America http://www.ncpa.co/adherence/AdherenceReportCard_Full.pdf, Publicado em 2020. Acesso em Junho/2021.
  5. Crichton G, Alkerwi A. Physical activity, sedentary behavior time and lipid levels in the Observation of Cardiovascular Risk Factors in Luxembourg study. Lipids Health Dis. 2015; 14: 87. 
  6. DiNicolantonio J, Lucan S, O’Keefe J. The Evidence for Saturated Fat and for Sugar Related to Coronary Heart Disease. Prog Cardiovasc Dis. 2016;58(5):464-472. 
  7. American Addiction Centers, Alcoholism and Health Issues: Cholesterol, Triglycerides, the Liver, and More, https://americanaddictioncenters.org/alcoholism-treatment/health-issues, Publicado em junho de 2020. Acesso em Junho/2021.

Material destinado ao público em geral.

Junho/2021

BRZ2186393