Como a dislipidemia afeta meu coração?

Homem de meia idade agachado em gramado fazendo lançamento de bola em jogo de bocha ou pétanque. Entender o que é colesterol é importante para cuidar melhor da saúde cardiovascular
Entender o que é colesterol é importante para cuidar da saúde cardiovascular

O que é colesterol?

Primeiramente, vamos entender o que é colesterol: colesterol é um tipo de lípide (gordura) essencial para os seres humanos, que ajuda a construir membranas celulares, sintetiza vitamina D (essencial para a pele) e bile, e é um componente essencial dos hormônios, incluindo os hormônios sexuais. O colesterol pode ser produzido pelo corpo humano, mas ele também pode vir de fontes externas, principalmente de alimentos de origem animal.1

O perfil lipídico sanguíneo é um importante indicador da saúde cardiovascular

Embora o colesterol seja essencial para o funcionamento normal do corpo humano, quando em excesso, ele pode levar a doenças do coração e  até infarto (“ataque cardíaco”).

Colesterol é um lípide  que é transportado pelo nosso sistema circulatório ao resto do corpo. Lipoproteínas de alta densidade (HDL), também chamadas de “bom colesterol”, transportam as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) em excesso para o fígado, onde elas são eliminadas.2 O papel da LDL é transportar o colesterol produzido pelo fígado para as células do corpo humano. A LDL é uma proteína que não se dissolve no sangue e, portanto, seu excesso (combinado com níveis baixos de HDL para eliminar a LDL) pode levar ao seu depósito nas artérias, na forma de placas.2 Eventualmente, essas placas podem se estreitar e até mesmo bloquear a circulação de sangue normal, que pode por sua vez, levar ao infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e acidente vascular cerebral (AVC ou “derrame”).

Um terceiro componente, chamado triglicérides, também desempenha uma função importante ao produzir energia para o corpo. Os triglicérides compõem o tipo de gordura mais comum no corpo humano. Eles são provenientes do alimento, especialmente manteiga, óleo e outras gorduras comestíveis.3 Níveis elevados de triglicérides são considerados um fator de risco para o  desenvolvimento de doenças cardiovasculares.2

Dislipidemia se refere a níveis baixos de HDL, e/ou a níveis elevados de LDL e/ou triglicérides no sangue.Um nível de LDL inferior a 100 mg/dL é geralmente considerado adequado.5 Entretanto, os níveis recomendados de LDL podem ser menores em pessoas com vários  fatores de risco, como idade (>50 anos para homens e >60 anos para mulheres), consumo de tabaco, outras comorbidades (por exemplo, hipertensão, diabetes), e um histórico familiar de doença cardíaca. Um nível de HDL superior a 40 mg/dL é considerado ideal. Em relação aos níveis de triglicérides, um nível abaixo de 150 mg/dL (em jejum) ou < 175 mg/dL (sem jejum) é considerado ideal.5 Quanto mais fatores de risco existirem, mais cuidadosamente a relação HDL–LDL e triglicérides deve ser controlada.

Exames de sangue regulares são recomendados para verificar os níveis de colesterol. À medida que as pessoas envelhecem, check-ups regulares são necessários, e algumas pessoas podem precisar verificar seu colesterol com mais frequência; esse é o caso de pacientes com doença cardíaca, diabetes ou histórico familiar de colesterol elevado6

Converse com seu médico sobre a frequência com que você deve verificar seus níveis de colesterol. Além disso, ele pode examinar os níveis de colesterol com um exame de sangue chamado perfil lipídico, que mostra os níveis de HDL, LDL e triglicérides em termos de miligramas por decilitro (mg/dL) ou gramas por litro (g/L). 

Colesterol total (CT)7 = “bom colesterol” HDL + “mau colesterol” LDL + VLDL

Lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL) é um tipo de colesterol que compõe metade dos triglicérides.8 Um nível elevado de VLDL está associado a um risco de apresentar níveis elevados de colesterol. A melhor forma de se reduzir a VLDL é reduzir os triglicérides.

Níveis de colesterol no sangue são medidos em mg/dL. 

A tabela a seguir classifica os diversos tipos de colesterol e seus níveis.5

Valores referenciais e de alvo terapêutico* do perfil lipidico (adultos > 20 anos)

LípidesCom Jejum (mg/dL)Sem jejum (mg/dL)Categoria referencial
Colesterol total †< 190< 190Desejável
HDL-c> 40> 40Desejável
Triglicérides< 150< 175 ‡Desejável

Categoria de risco

LDL-c< 130< 130Baixo
LDL-c< 100< 100Intermediário
LDL-c< 70< 70Alto
LDL-c< 50< 50Muito alto
Não HDL-c< 160< 160Baixo
Não HDL-c< 130< 130Intermediário
Não HDL-c< 100< 100Alto
Não HDL-c< 80< 80Muito alto

* Conforme avaliação de risco cardiovascular estimado pelo médico solicitante; † colesterol total > 310 mg/dL há probabilidade de hipercolesterolemia familiar; ‡ Quando os níveis de triglicérides estiverem acima de 440 mg/dL (sem jejum) o médico solicitante faz outra prescrição para a avaliação de triglicérides com jejum de 12 horas e deve ser considerado um novo exame de triglicérides pelo laboratório clínico.

É importante saber que níveis ideais de colesterol também dependem de fatores de risco como idade, consumo de tabaco, obesidade e diabetes. Cada pessoa é única e tem um perfil diferente.

Referências:

  1. American Heart Association. What Is Cholesterol? https://www.heart.org/en/health-topics/cholesterol/about-cholesterol. Publicado em 2020. Acesso em Junho/2021. 
  2. American Heart Association. HDL (Good), LDL (Bad) Cholesterol and Triglycerides. https://www.heart.org/en/health-topics/cholesterol/hdl-good-ldl-bad-cholesterol-and-triglycerides. Publicado em 2020. Acesso em Junho/2021.
  3. Medlineplus. Triglycerides. https://cutt.ly/ub2vhKy. Publicado em 2020. Acesso em Junho/2021.
  4. Fodor G. Primary Prevention of CVD: Treating Dyslipidemia. Am Fam Physician. 2011;83(10):1207-08
  5. Faludi AA, Izar MCO, Saraiva JFK, Chacra APM, Bianco HT, Afiune Neto A et al. Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose – 2017. Arq Bras Cardiol 2017; 109(2Supl.1):1-76.
  6. Centers for Disease Control and Prevention. Getting Your Cholesterol Checked. https://cutt.ly/Wb4JK6c .Publicado em 2020. Acesso em Junho/2021.
  7. Harvard Health. Making Sense of Cholesterol Tests. https://www.health.harvard.edu/heart-health/making-sense-of-cholesterol-tests. Publicado em 2020. Acesso em Junho/2021.
  8. Mayo Clinic. VLDL Cholesterol: Is It Harmful? https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/high-blood-cholesterol/expert-answers/vldl-cholesterol/faq-20058275. Publicado em 2020. Acesso em Junho/2021.

Material destinado ao público em geral.

Junho/2021

BRZ2186384