Como evitar as varizes?

Saiba como minimizar o aparecimento de varizes.
As varizes, nome popular da doença venosa crônica, acomete homens e mulheres. Varizes são veias dilatadas, tortuosas e de calibre aumentado, que podem aparecer em diversas regiões do corpo. O mais comum é ocorrerem nos membros inferiores e causam sintomas como dor, sensação de peso e cansaço nas pernas, queimação, ardência nas regiões em que as veias estão dilatadas e, eventualmente, câimbras noturnas e coceira.
A trombose venosa é a formação de coágulos dentro das veias, eles são perigosos pois podem se desprender e ir para o pulmão, ocasionando embolia pulmonar. Não descuide, a seguir você terá orientações educativas para conviver e evitar com o aparecimento de varizes.

Como melhorar a circulação e evitar o avanço das varizes?

A doença venosa é crônica e não há, até o momento, uma cura, mas é possível controlar seus sintomas. Portanto, a educação sobre o tema é muito importante. Confira algumas dicas para lidar com as varizes e melhorar a circulação sanguínea:
- Manter um peso adequado.
- Atividade física moderada e regular, pouco importa qual tipo – ginástica, caminhada, esteira, hidroginástica, treino funcional, natação e mesmo musculação ajudam a circulação sanguínea.
- Uso de sapatos confortáveis. Evite saltos demasiadamente altos ou muito baixos.
- Dependendo do caso, o uso de anticoncepcionais é até contraindicado, principalmente os orais. Portanto, não tome contraceptivos orais sem consultar um médico
- O uso de meias de compressão é um bom meio de melhorar o retorno venoso.
Converse com seu médico angiologista ou cirurgião vascular para obter mais informações.
Referências bibliográficas
1) https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/varicose-veins (acesso em abril/2019)
2) https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes (acesso em abril/2019).
Material destinado aos usuários do website do programa a:care
BRAAV190527 – REVISADO EM MAIO/2019