Como evitar pegar as infecções do trato respiratório (ITRs) e transmití-las a outros?

Casal maduro pratica exercícios ao ar livre, uma das atitudes simples para não transmitir ou pegar uma infecção respiratória
Ser fisicamente ativo é um dos passos mais importantes para melhorar a saúde respiratória em qualquer idade

As infecções do trato respiratório – ITRs podem ser transmitidas por meio de tosse e espirros de uma pessoa com uma infecção para outra, ou por meio de contato direto ou indireto.1,2 Se você tiver uma ITR e está preocupado em transmití-la a seus amigos e familiares, ou se está preocupado em pegar uma ITR, você pode adotar atitudes simples para não transmitir ou pegar uma infecção respiratória. 1,2, 3

Ações a considerar:

Cada um de nós desempenha um papel em prevenir a transmissão de infecções.

HIGIENE

Melhorar a higiene interpessoal é uma das atitudes simples para não transmitir ou pegar uma infecção respiratória. 

Eis 4 ações simples, vamos nos lembrar delas:

  • COBRIR;
  • LAVAR;
  • JOGAR FORA;
  • NÃO COMPARTILHAR.
COBRIR a boca e nariz ao tossir ou espirrar é uma das atitudes simples para não transmitir ou pegar uma infecção respiratória
COBRIR a boca e nariz ao tossir ou espirrar. 
Dica: tenha lenços descartáveis facilmente acessíveis em sua bolsa/bolso/carro.
Lavar as mãos regularmente e use álcool gel é uma das atitudes simples para não transmitir ou pegar uma infecção respiratória
LAVE as mãos regularmente e use álcool gel. 
Dica: álcool gel em frasco de bolso estão prontamente disponíveis e podem ser carregados facilmente.
Jogar fora os lenços usados
JOGUE fora os lenços usados.
Dica: tente se lembrar da máxima “Use uma vez, jogue fora imediatamente”. 
Não compartilhar xícaras, copos, utensílios ou talheres com outros
NÃO COMPARTILHE xícaras, copos, utensílios de cozinha ou talheres com outros.
Dica: marque sua xícara com seu nome ou outro elemento distinguível quando estiver em um evento com muitas pessoas.

VACINAÇÃO 1,2,4
O que é uma vacina?

Uma vacina é um produto que estimula seu sistema imunológico a produzir imunidade a uma doença específica, protegendo-o dessa doença.4

As vacinas aumentam nosso sistema imunológico para nos proteger contra certos vírus. Entretanto, não há uma vacina para todos os vírus. Atualmente existem vacinas disponíveis para pneumonia e gripe que podem fornecer proteção contra essas duas infecções do trato respiratório.

Vacinar-se é uma forma eficiente de reduzir o risco de pegar uma Infecção do Trato Respiratório, especialmente se você for propenso a ITRs recorrentes ou estiver em risco de complicações 

  • Pergunte a seu clínico-geral sobre a vacina anual contra a gripe
  • Pergunte a seu clínico-geral se você deve tomar a vacina pneumocócica (isso ajuda a prevenir pneumonia)

PARAR DE FUMAR 2

Se você fuma, parar é uma das melhores coisas que você pode fazer para se prevenir contra uma Infecção do Trato Respiratório.É difícil de parar, mas o tabagismo prejudica os pulmões, o que significa que eles podem ser infectados mais facilmente.

Como começar?

Podem existir iniciativas em sua comunidade para apoiá-lo em parar de fumar. Não hesite em falar com um médico ou farmacêutico para ajuda.

VIVER BEM

Ter um estilo de vida saudável tem muitos benefícios. Para ajudar a garantir que estejamos nos sentindo da melhor forma e para reduzir o risco de pegar uma infecção do trato respiratório, considere as seguintes sugestões:

Alimente-se com uma dieta equilibrada5

Comer uma dieta saudável e equilibrada é importante para manter uma boa saúde. Isso significa comer uma variedade de alimentos nas proporções certas e consumir a quantidade certa de alimento e bebida para manter um peso saudável.

 Experimente:

  • Comer pelo menos 5 porções de uma variedade de frutas e vegetais todos os dias;
  • Basear suas refeições em alimentos com mais fibra, alimentos ricos em amido como batatas, pão, arroz ou massa;
  • Inclua alguns laticínios ou alternativas a laticínios (como produtos à base de soja ou plantas);
  • Coma feijões, peixe, ovos, carne e outras fontes de proteína;
  • Escolha óleos e patês não saturados e coma-os em pequenas quantidades;
  • Beba bastante líquido;
  • Evite consumir regularmente alimentos e bebidas que tenham alto teor de gordura, sal e açúcar.

Como começar?

Se você acha que pode ter uma dieta não equilibrada, procure falar com um médico ou nutricionista/dietista para apoiar você nesta iniciativa!

Exercício6,7

Ser fisicamente ativo é um dos passos mais importantes que podemos tomar para melhorar nossa saúde e bem-estar em qualquer idade. Ser fisicamente ativo inclui não apenas exercícios mas também limpar a casa, sair para o trabalho a pé, subir escadas, etc.

Atividade física é geralmente recomendada todos os dias. Para orientar você, seguem as recomendações para cada faixa etária:

Diretrizes para crianças e jovens (2 –18 anos)

Todas as crianças e jovens devem ser ativos, em um nível moderado a vigoroso, por pelo menos 60 minutos todos os dias. Isso inclui fortalecimento muscular (como andar de bicicleta, dançar, caminhar em montanhas, trabalhar com faixas de resistência, etc.), flexibilidade (como rolamentos, flexões laterais, etc.) e exercícios de fortalecimento ósseo (como polichinelos, correr, andar rapidamente, e exercícios de musculação, etc.) 3 vezes por semana. 

Diretrizes para adultos (18 -64 anos)

Pelo menos 30 minutos por dia de atividade de intensidade moderada, 5 dias por semana (ou 150 minutos por semana). 

Diretrizes para pessoas mais velhas (com mais de 65 anos)

Pelo menos 30 minutos por dia de atividade de intensidade moderada, 5 dias por semana (ou 150 minutos por semana). Foque na atividade aeróbica, fortalecimento muscular e equilíbrio.

Diretrizes para crianças e adultos com uma deficiência

Tenha como meta ser tão ativo quanto a deficiência permita para atender às diretrizes de sua faixa etária.

Como começar?

Dica: Tente encontrar uma atividade que você realmente aprecia e não hesite em ser ativo em grupos para motivar um ao outro.

     Atividade física é para todos, e qualquer nível de atividade é melhor para sua saúde do que nenhuma.  

Consulte seu médico ou treinador físico para descobrir que atividade física e nível de intensidade são melhores para você. 

Essas são atitudes simples para não transmitir ou pegar uma infecção respiratória. Adote-as, pois cada um de nós desempenha um papel na prevenção e transmissão das ITRs.

Referências:

  1. National Health Service. Respiratory tract infections (RTIs), https://www.nhs.uk/conditions/respiratory-tract-infection/. Acesso em Junho/2021.
  2. Health Service Executive. Respiratory tract infection, https://www.hse.ie/eng/health/az/r/respiratory-tract-infection/causes-of-respiratory-tract-infections.html, Acesso em Junho/2021.
  3. Health Navigator New-Zealand. Respiratory tract infections, https://www.healthnavigator.org.nz/health-a-z/r/respiratory-tract-infections//, Acesso em Junho/2021.
  4. Centers for Disease Control and Prevention. Immunization: The basics, https://www.cdc.gov/vaccines/vac-gen/imz-basics.htm. Acesso em Junho/2021.
  5. National Health Service. Eat well, https://www.nhs.uk/live-well/eat-well/. Acesso em Junho/2021.
  6. Health Service Executive. Physical activity guideline,https://www.hse.ie/eng/about/who/healthwellbeing/our-priority-programmes/heal/physical-activity-guidelines/ . Acesso em Junho/2021.
  7. National Health Service. Exercise, https://www.nhs.uk/live-well/exercise/. Acesso em Junho/2021.

Material destinado ao público em geral.

Junho/2021

BRZ2189942