Enxaqueca

Saiba mais sobre enxaqueca

Enxaqueca

Enxaqueca e Qualidade de vida

Considerada comum e um problema importante de saúde pública, por ser caracterizada como uma dor de forte intensidade com manifestações associadas (fotofobia, fonofobia, náuseas e vômitos), a enxaqueca interfere no dia a dia do paciente diretamente, impossibilitando-o de desenvolver suas atividades e, consequentemente, causando grande impacto individual, familiar e social, uma vez que limita as…

Enxaqueca

Enxaqueca e Alimentação

Alguns alimentos podem deflagrar crises de enxaqueca. Em estudo realizado com 200 pacientes com diagnóstico de enxaqueca, 83,5% apresentaram algum fator alimentar como deflagrador de crises 1. Dentre os desencadeantes alimentares frequentemente relacionados à migrânea estão: Jejum prolongado; Desidratação; Bebidas alcoólicas (vinho, cerveja, destilados); Chocolate; Queijos amarelos; Frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi); Linguiça, salsicha e outros…

Enxaqueca

Mitos e verdades sobre a Enxaqueca

Conheça alguns mitos e verdades sobre a enxaqueca. Analgésicos curam a enxaqueca. MITO. Pelo contrário, o uso indiscriminado e abusivo de analgésicos é um dos fatores responsáveis pela cronicidade da enxaqueca, tornando as crises mais frequentes e intensas. É necessária a realização de exames de imagens para o diagnóstico. MITO. O diagnóstico da enxaqueca é clínico, baseado…

Enxaqueca

A enxaqueca

O que é a enxaqueca? A enxaqueca, ou migrânea, é um distúrbio sensorial que afeta funções do sistema nervoso central, e ocorre devido às desordens relacionadas a fatores genéticos, psicológicos e anatômicos. A diferença entre uma simples dor de cabeça e a enxaqueca pode ser comprovada cientificamente. A primeira refere-se a qualquer tipo de dor…