Enxaqueca - Alimentação - a:care Abbott

a:care Enxaqueca

Alimentação e a Enxaqueca

Enxaqueca

Enxaqueca Vs Alimentação

Em estudo realizado com 200 pacientes com diagnóstico de enxaqueca, 83,5% apresentaram algum fator alimentar como deflagrador de crises 1.

Dentre os desencadeantes alimentares frequentemente relacionados à migrânea estão:

  • Jejum prolongado;
  • Desidratação;
  • Bebidas alcoólicas (vinho, cerveja, destilados);
  • Chocolate;
  • Queijos amarelos;
  • Frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi);
  • Linguiça, salsicha e outros embutidos de coloração avermelhada, que utilizam nitritos e nitratos como conservantes;
  • Café, chá e refrigerante à base de cola;
  • Sorvete, alimentos fritos ou ricos em gorduras;
  • Aspartame;
  • Glutamato monossódico, presente nos intensificadores de sabores, salgadinhos, sopas enlatadas, entre outros preparos.

O vinho é a bebida alcoólica mais citada como fator desencadeante, devido à sua relação com a histamina, encontrada em sua composição.

Colorantes, conservantes de carnes e peixes processados também podem colaborar com o surgimento das dores, devido à presença de nitrito de sódio em sua composição, que apresenta ação vasodilatadora.

Produtos à base de cafeína podem deflagrar crises de migrânea, uma vez que a substância atua como estimulante do sistema nervoso central e é desidratante.

Aliviando a dor

Algumas atitudes simples e naturais podem ser tomadas durante uma crise, aliviando a dor e minimizando os sintomas da enxaqueca.

  • Tome o remédio exatamente conforme prescrito por seu médico;
  • Pare o que está fazendo e relaxe;
  • Procure ficar em um ambiente escuro e silencioso;
  • Aplique gelo na área dolorida por 15 a 20 minutos. Não esqueça de envolvê-lo em uma toalha, evitando o contato direto com a pele;
  • Descanse e tente dormir.

E lembre-se: o uso indiscriminado de analgésicos pode agravar o quadro de migrânea. Ao automedicar-se você pode conter a dor naquele momento, mas estará contribuindo para o possível aumento da frequência e intensidade das crises.

 

Dieta da prevenção

O envolvimento da alimentação com a enxaqueca ainda é motivo de muitos estudos e debates. Mas, para alguns autores, certos alimentos podem ter efeitos terapêuticos, sendo excelentes coadjuvantes no tratamento da enxaqueca². Para isso, é importante que o paciente inclua em sua dieta alimentos ricos em selênio, magnésio e vitamina B2.

O selênio é encontrado na castanha de caju. O magnésio está presente nas folhas verdes escuras (brócolis, espinafre), soja, leguminosas, castanhas, cereais (aveia, arroz integral), carnes, peixes (salmão) e nos ovos. Já entre os alimentos ricos em vitamina B2 estão carnes magras, iogurtes, leite, ovos, vegetais verdes (acelga) e queijo branco.

O gengibre também é muito utilizado no tratamento da enxaqueca, pois bloqueia a síntese da prostaglandina, substância que causa inflamação. O alimento ainda possui propriedades anti-inflamatórias, que aliviam as crises.

Além do consumo diário desses alimentos, o fracionamento da dieta é fundamental na prevenção das crises de enxaqueca. Isso porque o jejum prolongado pode gerar uma baixa na taxa de açúcar do sangue, produzindo substâncias que causam dor. O ideal é manter uma alimentação com intervalos regulares, a cada três ou, no máximo, quatro horas.

Referências

FUKUI et al., 2008; LEIRA; RODRÍGUEZ, 1996; MILLICHAP; YEE, 2003; VAUGHAN, 2008. DIENER et al., 2005.

Redação:
Andrea Luna Jornalista MTB: 45.172

Colaboradores:
Dr. Mauro Eduardo Jurno Coordenador do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia.
Daniela Cierro Nutricionista - CRN 3 8790 Consultora da Associação Brasileira de Nutrição.

Material destinado ao público geral

BRCNS190497- Maio/2019

Resource dumped by HtmlRendererServlet

Resource path: /content/epd/acare/countries/br/pt/pages/enxaqueca/alimentacao-enxaqueca/jcr:content/contentpar/twocolumntextwimage_

Resource metadata: {sling.modificationTime=-1, sling.characterEncoding=null, sling.parameterMap={}, sling.contentType=null, sling.creationTime=-1, sling.contentLength=-1, sling.resolutionPath=/content/epd/acare/countries/br/pt/pages/enxaqueca/alimentacao-enxaqueca/jcr:content/contentpar/twocolumntextwimage_}

Resource type: nt:unstructured

Resource super type: -

Resource properties

jcr:primaryType: nt:unstructured