Viva melhor com a síndrome do intestino irritável: mudanças no estilo de vida que podem ajudar

Mulher fazendo exercícios físicos com escadaria ao fundo. Mudanças gerais no estilo de vida podem melhorar seus sintomas de SII
Praticar exercícios ajuda a reduzir sintomas da SII

Além de controlar sua dieta e hábitos alimentares, mudanças gerais no estilo de vida podem melhorar seus sintomas de SII, a Síndrome do Intestino Irritável. 

  • 3 mudanças simples a fazer

Tente reduzir a quantidade de estresse em sua vida;

Aumente a quantidade de exercício;

Durma o suficiente.

 Reduza o estresse

Embora a SII não seja causada pelo estresse, um aumento no estresse pode desencadear sintomas ou torná-los piores.4

Tomar medidas para reduzir os níveis de estresse em sua vida pode ajudar a reduzir a frequência e a gravidade de seus sintomas de SII. 3 Algumas formas de ajudar a aliviar o estresse incluem o seguinte:

  • Técnicas de relaxamento, como meditação ou exercícios de respiração;
  • Atividades físicas, como yoga ou Tai Chi*, e exercício regular3.

Se você achar que estresse é um problema em sua vida, você pode se beneficiar em terapia conversacional, como aconselhamento para estresse ou terapia cognitivo-comportamental. Esse será um tópico no próximo artigo nessa série, Soluções de tratamento para síndrome do intestino irritável.

Aumentar os exercícios

Exercício pode ser uma boa forma de desestressar2 e ajudar a aliviar os sintomas da maioria (mas não todas) das pessoas com SII. Exercícios de baixo impacto, como caminhar, yoga, ou Tai Chi, podem ajudar a reduzir os níveis de estresse e melhorar seus sintomas de SII. 2 Seu médico poderá aconselhá-lo se o exercício é adequado para você.3

Se o exercício for adequado para você, você deve ter como meta se engajar em um mínimo de 30 minutos de exercício vigoroso todos os dias pelo menos cinco vezes por semana.3

O exercício deve ser extenuante o suficiente para aumentar a sua frequência cardíaca e a frequência respiratória. Isso pode incluir3:

  • Andar rapidamente e caminhar em uma subida 
    • Ir à piscina; 
    • Ir pela escada ao invés do elevador.

Converse com seu médico

Se você não foi formalmente diagnosticado com SII ou mesmo se tiver sido, existe uma probabilidade de que você não esteja entendendo completamente a SII e isso está aumentando seu estresse.2 Uma comunicação ativa e franca com seu médicopode realmente ajudar.2 Seu médico pode fornecer mais informações sobre as opções de tratamento, como medicamentos e terapias complementares e lhe orientar sobre mudanças no estilo de vida podem melhorar sintomas de SII. Continue lendo para aprender mais sobre as opções de tratamento disponíveis para SII.

Lembre-se

  • Uma parceria forte entre um paciente com conhecimento e um profissional de saúde com conhecimento e empatia pode produzir uma melhora significativa e controle dos sintomas para indivíduos com SII;
  • A primeira linha de tratamento para SII inclui medidas gerais como: estabelecer uma relação eficiente entre paciente e médico, obter orientação sobre a SII, e implementar mudanças no estilo de vida, que pode estar associado aos sintomas 2;
  • Consultar seu médico é o primeiro passo no desenvolvimento de uma parceria que pode melhorar sua saúde e qualidade de vida. Considere marcar uma consulta com seu médico hoje.

Leia mais

 Referências

  1. National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. Treatment for Irritable Bowel Syndrome. https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/irritable-bowel-syndrome/treatment Acesso em Junho/2021.
  2. International Foundation for Gastrointestinal Disorders. Treatments for IBS. https://www.aboutibs.org/what-is-ibs-sidenav/treatments-for-ibs.html Acesso em Junho/2021.
  3. Nursing Times. Gastroenterology: Irritable Bowel Syndrome. https://www.nursingtimes.net/clinical-archive/gastroenterology/irritable-bowel-syndrome-19-02-2009/ Acesso em Junho/2021.
  4. International Foundation for Gastrointestinal Disorders. IBS Treatment Options. https://www.aboutibs.org/treatment-main.html Acesso em Junho/2021.

Material destinado ao público em geral.

Junho/2021

BRZ2186415