Tratamento de Osteoartrite - Dicas em geral a:care Abbott

icon

Tratamento de Osteoartrite - Dicas Gerais

Artrose dicas gerais

Dicas e orientações posturais em osteoartrite

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o tratamento adequado e precoce pode prevenir a ocorrência de deformidades e melhorar a qualidade de vida de quem tem a doença.1

Por esse motivo, além da prática de atividade física regular e de uma dieta balanceada, alguns cuidados e correção na sua postura também são medidas importantes para aliviar e até mesmo prevenir as dores nos quadros de osteoartrite.

Postura corporal no dia a dia

Para reduzir a sobrecarga de suas articulações e protegê-las do desgaste, é importante adotar algumas medidas posturais no seu dia a dia, seja durante os afazeres domésticos, seja no ambiente de trabalho.

Por exemplo:

  • Organize suas atividades: distribua suas tarefas em vários horários e evite acumular funções;
  • Ao limpar a casa, procure organizar um ou dois cômodos por dia;
  • Evite lavar ou passar todas as roupas de uma só vez, divida o volume em dias separados e as peças por prioridade de uso;
  • Realize suas atividades de forma postural intercalada, fazendo algumas atividades de sua rotina em pé, outras sentado, outras caminhando;
  • Evite permanecer horas seguidas na mesma postura;
  • Evite costurar por várias horas seguidas;
  • Evite ficar horas sentado em frente à televisão ou até mesmo permanecer horas em pé cozinhando;
  • Outra dica importante é realizar movimentos simples, observando e corrigindo a sua postura.2

Dicas para correção da postura

A seguir, alguns exemplos para ajudar a corrigir sua postura. É bem fácil, basta observar com atenção e repeti-los no dia a dia, vamos lá!

Postura

Evite permanecer curvado ao ler textos ou consultar o computador, mesmo que a leitura seja breve.3

Postura para levantar objetos

Ao levantar um objeto do solo, dobre os joelhos e mantenha a coluna alinhada.

Postura com a coluna reta

Observe sua postura sempre que possível e mantenha a coluna reta e os ombros alinhados.

Postura correta ao andar

Ao caminhar, procure manter a coluna reta e não esqueça do balanço dos braços. Observe que a largura do passo deve ser segura e confortável.

Postura correta ao sentar

Ao sentar, apoie toda a coluna no encosto da cadeira e mantenha os joelhos paralelos e flexionados a 90 graus. Mantenha os pés apoiados no chão ou em um suporte para melhor acomodação.

Evite movimentos bruscos

Evite movimentos bruscos e mantenha aparelhos telefônicos e objetos de uso frequente ao seu alcance.

Postura correta para deitar

Deite-se do lado esquerdo, com os joelhos flexionados. O travesseiro deve preencher a altura entre seu ombro e a cabeça.

Lembre-se de respeitar o limite da dor como regra fundamental na execução de suas tarefas.

É importante a conservação de energia durante a execução de suas atividades da vida diária. Dessa forma, evita-se a fadiga, gerando melhores condições e desempenho nas suas atividades. Utilizando sua energia de forma equilibrada, através de organização e planejamento, você simplifica o trabalho e realiza suas tarefas com maior disposição.

O descanso é importante! Procure intercalar o repouso durante suas atividades de vida diária.

"Lembre-se: evite situações que sobrecarreguem as suas articulações.4 O descanso é regenerador e, ao repousar, sua energia é restaurada!"

Dicas de prevenção de quedas

Outro fator importante para evitar possíveis torções ou fraturas é adotar algumas medidas de prevenção de quedas em sua residência. A seguir, dicas para organizar a casa, facilitar a circulação e minimizar acidentes:5

Opte por pisos antiderrapantes.

Deixe as áreas de passagem, bem como as de acesso a janelas e portas, livres de móveis. Evite o uso de tapetes, pois representam um risco para pessoas com distúrbios de equilíbrio.

Se houver escadas na casa, elas devem ter corrimão.

Procure manter os ambientes bem iluminados e ventilados.

Mantenha iluminados os corredores de acesso às áreas da casa. Isso é importante para evitar quedas ao se levantar durante a noite, por exemplo.

Procure facilitar o acesso a objetos de uso frequente, evitando, dessa forma, a realização de movimentos extremos, como agachar ou ter que utilizar escadas para alcançá-los.

Qualidade de vida em Osteoartrite

Se não tratada adequadamente, a osteoartrite pode prejudicar a sua qualidade de vida. Por isso é importante recapitular as principais dicas que o ajudarão a prevenir complicações, aliviar o quadro de dor e melhorar sua disposição e bem-estar. Então lembre-se:

Realize uma atividade física que lhe dê prazer. O acompanhamento profissional adequado é imprescindível.

Mantenha uma dieta balanceada.

Organize e adapte a casa e o local de trabalho às suas condições funcionais e observe sua postura.

Faça repouso entre as atividades, para uma melhor qualidade de vida.

Programas educacionais realizados por equipes multiprofissionais (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e assistentes sociais), além de contribuírem para a socialização e a troca de experiências entre as pessoas participantes. Eles também fortalecem conceitos, esclarecem dúvidas e promovem atividades integrativas.6

Referências:

  1. Seda H, Seda AC. Orientações ao Paciente. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Acesso em: 11 de março de 2020.
    Disponível em: http://www.reumatologia.com.br. 
  2. White MI, Dionne CE, Wärje O, et al. Physical Activity and Exercise Interventions in the Workplace Impacting Work Outcomes: A Stakeholder-Centered Best Evidence Synthesis of Systematic Reviews. Int J Occup Environ Med. 2016; 7(2):61-74. 
  3. Green BN. A literature review of neck pain associated with computer use: public health implications. J Can Chiropr Assoc. 2008; 52(3):161-7. 
  4. Fellet AJ, Scotton AS. Osteoartrite. Revista Brasileira de Medicina. 1999;56(12):179-90. 
  5. Ahasan R, Campbell D, Salmoni A, Lewko J. Ergonomics of living environment for the people with special needs. J Physiol Anthropol Appl Human Sci. 2001 May;20(3):175-85. 
  6. Grønning K, Midttun L, Steinsbekk A. Patients’ confidence in coping with arthritis after nurse-led education; a qualitative study. BMC Nurs. 2016;15:28.

 

Consultora Fisioterapeuta: Patrícia Maria Pereira Santiago – Crefito-3 22166/F

 

Março/2020.

BRZ2130190.