Fitoesteróis e o colesterol ruim - a:care Abbott

Fitoesteróis e o colesterol ruim

alt

Saúde do Coração

Fitoesteróis e a redução do colesterol ruim

alt
alt

A substância encontrada em alimentos de origem vegetal previne doenças cardiovasculares e combate o colesterol alto.

Esteróis e estanóis vegetais, também chamados de fitoesteróis, são uma ajuda efetiva no combate ao colesterol ruim. Existem tipos diferentes de colesterol, os principais são o hdl-colesterol, conhecido popularmente como bom colesterol, e o ldl-colesterol, conhecido como colesterol ruim. Quando o ldl está alto no organismo, pode favorecer o aparecimento de doenças muito perigosas e riscos cardiovasculares.

70% do colesterol presente no nosso organismo é sintetizado pelo fígado, e 30% vem da dieta. Os fitoesteróis são substâncias gordurosas produzidas por vegetais e semelhantes ao colesterol. Por isso, fitoesteróis e colesterol fazem uma ótima combinação, pois eles reduzem o nível de colesterol ruim no sangue (ldl), evitando entupimento dos vasos sanguíneos.

Os fitoesteróis competem com o colesterol vindo da dieta e diminuem a absorção intestinal, aumentando a excreção de colesterol pelas fezes. Pesquisas recentes apontam que a ingestão diária de 2 g destes fitoesteróis diminui em até 20% a absorção do colesterol pelo organismo.1 essa quantidade é muito difícil de ser adquirida por meio da alimentação, já que em uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de vegetais, é possível obter no máximo 400mg de fitoesteróis por dia.

Referências bibliográficas

11. Katan m.b, grundy s.m, jones p, law m, miettinen t, paoletti r; stresa workshop participants. Efficacy and safety of plant stanols and sterols in the management of blood cholesterol levels. Mayo clin proc. 2003 aug;78(8):965-78.

fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2008.pdf. Acesso em fevereiro de 2019

Material destinado aos usuários do website do programa a:care

BRDUST190167 – REVISADO EM MARÇO/2019