Saúde Feminina - a:care Abbott

icon

Saúde Feminina

O a:care da Abbott traz diversos artigos sobre Contracepção, Gestação Saudável e Menopausa. Tenha uma vida mais saudável

saúde feminina

Contracepção: O início do processo

Escolher o método contraceptivo ideal é uma importante decisão que fará parte da rotina da mulher, principalmente quando é necessário uma decisão individualizada. Este folheto, que foi entregue pelo seu médico, tem como objetivo deixá-la mais segura e esclarecer suas principais dúvidas sobre contracepção.

 Como se inicia o uso de anticoncepcionais?

Sempre sob orientação médica, em geral na primeira fase do ciclo menstrual, logo que acontece a menstruação, pois há a certeza de que a paciente não está grávida. O uso deve ser diário e regular, de um comprimido por dia, segundo as orientações da cartela, até o último comprimido. Em seguida, deve-se fazer uma pausa de 4 a 7 dias, ou conforme a orientação específica da pílula.

Que sintomas podem aparecer após o uso da pílula?

Alguns efeitos colaterais podem surgir, mas, hoje em dia, a maioria das pílulas contêm baixas doses de hormônio, o que já diminui bastante o risco de dores de cabeça, inchaço, enjoo, entre outros. Veja com seu médico o tipo mais adequado ao seu perfil.

 

Qual a melhor maneira de usar?

Para que a pílula tenha a máxima eficácia, é importante tomar diariamente, sempre no mesmo horário. No caso de esquecimento, deve-se tomar a pílula mesmo assim, mas adotar outro método contraceptivo até o início da cartela seguinte. Lembre-se que o esquecimento de apenas um comprimido pode levar à falha do método. Leia atentamente a bula e consulte seu médico, caso haja outras dúvidas.

 Existe alguma diferença de anticoncepcionais em relação a perfis de pacientes?

Sim. Há pílulas com doses diferentes de hormônios direcionadas a mulheres jovens, com idade mais avançada, em período de amamentação ou com doenças como diabetes e hipertensão. Avalie junto a seu médico a melhor opção para o seu caso.

Estou amamentando. Posso tomar qualquer anticoncepcional normalmente?

Não. Existem pílulas específicas para mulheres em período de amamentação, que não afetam a quantidade nem a qualidade do leite materno, e possuem alto índice de eficácia, conforme os anticoncepcionais usados em outras fases.

Referências:

Supervisão técnica: Dr. Afonso Henriques – CRM 178488 - RJ

Todo o desenvolvimento, fotos e imagens utilizadas nesta publicação são de responsabilidade dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da editora nem do laboratório, que apenas patrocina sua distribuição à classe médica.

Material destinado ao Público em Geral. 

BRWH190152c - Abril/2019

Mais sobre contracepção

Confira nossos 4 Diálogos entre médica e pacientes sobre o uso de contraceptivos.

Contracepção e a TPM

Contracepção e o Tabagismo

Contracepção e a retenção hídrica

Contracepção e a pele