Contracepção e a TPM - a:care Abbott

Dicas para aliviar sintomas da TPM

alt

Saúde Feminina

Diálogo entre médica e pacientes, sobre os benefícios do uso de contraceptivos para alívio dos sintomas da TPM.

alt
alt

Tina_Lima: #Protegida e sem transtornos. A gravidez ideal é planejada! Investir em contracepção e escolher quando (e se) você vai querer ter um bebê é garantir uma vida plena e cheia de bons momentos. Além disso, o #anticoncepcional oral pode tratar os sintomas da TPM. Mas a proteção tem que ser completa, e só a utilização da camisinha que pode evitar doenças sexual­mente transmissíveis, como a AIDS. #Tranquilo e favorável.

VanessaS2: Contracepção é evitar a gravidez. E, para isso, existem vários recursos simples e bem eficientes, como:

# Os métodos de barreira – camisinha (masculina e feminina), diafragma, dispositivo intrauterino (DIU);

# Os métodos hormonais – anticoncepcional oral, injeção, adesivo, implante, anel vaginal, sistema intrauterino (SIU – um tipo de DIU com hormônio);

# Os métodos definitivos (cirúrgicos) – laqueadura e vasectomia.

Tina_Lima: Amigas! #Nunca tomem um anticoncepcional que não tenha sido indicado pelo seu ginecologista. Apenas seu médico pode avaliar o que é bom para sua saúde

Dra. Flávia: #Superimportante! Existem alguns métodos contraceptivos menos confiáveis. São os chamados métodos comportamentais, que incluem a tabelinha, a observação do muco cervical (substância que o útero solta no período da ovulação) e o coito interrompido. #Não caia nessa! Esses métodos apresentam um alto índice de falha. Além do mais, esses métodos não impedem a transmissão de doenças sexuais, como a AIDS, por exemplo, que somente podem ser evitadas com o uso da camisinha.

Nanda_Blue: Então, qual o melhor método de contracepção?

Tina_Lima: O melhor método é aquele que combina com sua rotina e com seu estilo de vida. Mas essa escolha tem de ser feita com seu ginecologista.

Dra. Flávia: Desde que surgiram, em 1960, os anticoncepcionais orais são o método mais utilizado. Eles são muito seguros, fáceis de usar (é só tomar um comprimido por dia), e a mulher pode parar de tomar quando quiser. Além disso, podem ajudar no alívio dos sintomas da TPM.

VanessaS2: TPM? Tipo quando a gente fica muito irritada?

Dra. Flávia: TPM significa tensão pré-menstrual. Ela é uma síndrome, um conjunto de sintomas que aparecem alguns dias antes da menstruação e variam de mulher para mulher. Entre esses sintomas, estão: irritação, agressividade, tristeza, dores nas mamas, dor de cabeça, inchaço, perda de energia, chorar por qualquer coisa. Algumas mulheres têm sintomas leves; outras ficam bem mais alteradas.

VanessaS2: Quando estou na TPM eu rio e choro ao mesmo tempo!

Isabel.Silva: #Fique esperta!

Dra. Flávia: A TPM tem relação direta com o estresse que a mulher vive. Quanto mais submetida ao estresse, piores os sintomas da TPM. Também existem comportamentos que pioram a TPM, como não praticar atividade física e comer de forma irregular.

Tina_Lima: #Pratique atividades físicas e alimente-se de forma saudável.

Isabel.Silva: E por que temos TPM?

Dra. Flávia: A TPM surge com as alterações hormonais que o organismo feminino sofre durante o ciclo menstrual. Durante a menstruação, os níveis de estrogênio e progesterona (hormônios femininos) estão bem baixos. Assim que a menstruação acaba, começa a produção de estrogênio. Ele atinge o pico no 14º dia do ciclo e depois começa a cair. Aí, começa a aumentar a progesterona. Ou seja, a cada dia do mês, temos uma concentração diferente dos hormônios femininos. 

VanessaS2: Fala sério! Por isso muda nosso humor?

Dra. Flávia: Sim. Porque essa variação de hormônios está relacionada à produção de serotonina – uma substância produzida pelas células nervosas que atuam sobre nosso humor.

Isabel.Silva: TPM tem tratamento?

Dra. Flávia: Claro! O ginecologista define o tratamento de acordo com a intensidade de seus sintomas. Existem mulheres que melhoram apenas com mudanças do estilo de vida.

Tina_Lima: #Amiga, deixe esse chocolate e procure um ginecologista!

Nanda_Blue: Mas o anticoncepcional melhora a TPM?

Dra. Flávia: Sim. O anticoncepcional oral é uma das alternativas para tratar a TPM. Os medicamentos que combinam estrogênio e progestogênio mostram bons resultados, porque garantem um nível mais estável de hormônios no organismo feminino.

"Quando a TPM é grave, pode atrapalhar sua vida produtiva e social. #O tratamento adequado melhora a qualidade de vida."

"O medicamento protege contra a gravidez, mas não contra doenças sexualmente transmissíveis. #Não se esqueça da camisinha!"

"O anticoncepcional oral só pode ser usado se for indicado pelo ginecologista. #Nada de ouvir conselho das amigas. Procure seu médico."

Referências bibliográficas

#Consultora Médica: Dra. Flávia Raquel Rosa Junqueira - CRM-SP 101.066

Material destinado ao público geral - Produzido em: Março/2019

Código BRWH190152a