Contracepção

O a:care da Abbott traz diversos artigos sobre Contracepção, Gestação Saudável e Menopausa. Tenha uma vida mais saudável

Contracepção: O início do processo

Escolher o método contraceptivo ideal é uma importante decisão que fará parte da rotina da mulher, principalmente quando é necessário uma decisão individualizada. Este folheto, que foi entregue pelo seu médico, tem como objetivo deixá-la mais segura e esclarecer suas principais dúvidas sobre contracepção.

Como se inicia o uso de anticoncepcionais?

Sempre sob orientação médica, em geral na primeira fase do ciclo menstrual, logo que acontece a menstruação, pois há a certeza de que a paciente não está grávida. O uso deve ser diário e regular, de um comprimido por dia, segundo as orientações da cartela, até o último comprimido. Em seguida, deve-se fazer uma pausa de 4 a 7 dias, ou conforme a orientação específica da pílula.

Que sintomas podem aparecer após o uso da pílula?

Alguns efeitos colaterais podem surgir, mas, hoje em dia, a maioria das pílulas contêm baixas doses de hormônio, o que já diminui bastante o risco de dores de cabeça, inchaço, enjoo, entre outros. Veja com seu médico o tipo mais adequado ao seu perfil.

Qual a melhor maneira de usar?

Para que a pílula tenha a máxima eficácia, é importante tomar diariamente, sempre no mesmo horário. No caso de esquecimento, deve-se tomar a pílula mesmo assim, mas adotar outro método contraceptivo até o início da cartela seguinte. Lembre-se que o esquecimento de apenas um comprimido pode levar à falha do método. Leia atentamente a bula e consulte seu médico, caso haja outras dúvidas.

Existe alguma diferença de anticoncepcionais em relação a perfis de pacientes?

Sim. Há pílulas com doses diferentes de hormônios direcionadas a mulheres jovens, com idade mais avançada, em período de amamentação ou com doenças como diabetes e hipertensão. Avalie junto a seu médico a melhor opção para o seu caso.

Estou amamentando. Posso tomar qualquer anticoncepcional normalmente?

Não. Existem pílulas específicas para mulheres em período de amamentação, que não afetam a quantidade nem a qualidade do leite materno, e possuem alto índice de eficácia, conforme os anticoncepcionais usados em outras fases.


Referências:

Supervisão técnica: Dr. Afonso Henriques – CRM 178488 – RJ

Todo o desenvolvimento, fotos e imagens utilizadas nesta publicação são de responsabilidade dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da editora nem do laboratório, que apenas patrocina sua distribuição à classe médica.

Material destinado ao Público em Geral. 

BRZ2170571 – Dez/2020


Mais sobre contracepção

Confira nossos 4 Diálogos entre médica e pacientes sobre o uso de contraceptivos.

Saúde Feminina

Contracepção e a retenção hidrica

Nanda_Blue: #Proteção e bem-estar. É possível evitar a gravidez e sentir-se protegida. Todas já sabem que podem e devem se proteger para ter uma vida sexual segura. O uso da camisinha é fundamental, independente do método contraceptivo utilizado. O legal é que, hoje, os #contraceptivos modernos orais apresentam efeitos benéficos adicionais para o nosso dia a … Continued

Saúde Feminina

Contracepção e o tabagismo

Diálogo entre médica e pacientes, sobre o uso de contraceptivos nas mulheres tabagistas. VanessaS2: #De olho nos riscos. Mulheres modernas, donas do próprio nariz, não descuidam da prevenção. Hoje, não faltam recursos. Gravidez, só com planejamento. No entanto, é preciso ficar de olho nos fatores de risco, como o tabagismo, e escolher adequadamente a melhor opção … Continued

Saúde Feminina

Contracepção e a pele

Diálogo entre médica e pacientes sobre os benefícios do uso de contraceptivos para a pele. Isabel.Silva: #Dois objetivos: uma única solução. Vamos combinar que, nos dias de hoje, temos opções para evitar a gravidez. Desde a adolescência, há vários métodos contraceptivos para se proteger. A vantagem dos recursos #contraceptivos modernos é a possibilidade de você resolver … Continued

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao decidir continuar a navegar neste site, você concorda em aceitar o uso de cookies pela Abbott, consulte nossa Política de Privacidade para obter mais informações. Verifique também a atualização do Regulamento do Programa e nossos Termos e Condições.
Sim, concordo
Política de Privacidade