Fuja do estresse: relaxe o corpo e a mente - a:care Abbott

Fuja do estress: Relaxe o corpo e a mente

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Saúde Mental

Fuja do estresse: alternativas para relaxar o corpo e mente

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As consequências à saúde em médio e longo prazo podem ser devastadoras caso o estresse diário não seja controlado. Uma estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que, a partir de 2030, a depressão e o estresse serão as principais causas de óbitos no mundo, associados à comorbidade ou provável elemento preditor de doenças como o infarto e o derrame.

Somente na população ativa do Brasil, 30% já atingiram o estado crônico provocado por excessiva pressão, conforme números da International Stress Management Association - Isma Brasil, associação internacional que pesquisa dados sobre o estresse no país. Encare essas informações apenas como um alerta. Prevenir o problema é a melhor maneira de evitar que ele afete a sua saúde e bem-estar.

Para amenizar os efeitos do estresse, a melhor alternativa é relaxar a mente e o corpo. Essa é a primeira medida para resgatar a harmonia e o equilíbrio físico e mental. Várias iniciativas podem ser adotadas para garantir mais prazer e qualidade de vida, como fazer atividades recreativas, exercícios físicos, leituras e até mesmo fortalecer a espiritualidade. Confira, a seguir, algumas dicas para controlar o estresse no dia a dia:

1)      Identifique a causa do estresse: Verifique se é possível afastá-la. Se não for, planeje estratégias criativas para resolvê-la.

2)      Extravase as emoções: Conversar com a família e com os amigos sobre o que você sente é uma boa saída para externar os problemas. O ouvinte sempre pode apresentar uma visão mais positiva e oferecer soluções.

3)      Durma de 7 a 8 horas por dia: Uma boa noite de sono reparador ajuda a diminuir os níveis constantes de adrenalina que se manifestam durante o dia. Caso tenha dificuldades para dormir, prefira chá a tranquilizantes. Aposte nos chás de camomila, passiflora, melissa, ou capim limão, classificados como calmantes naturais.

4)      Pratique atividades físicas: Exercícios aumentam a liberação de endorfina, substâncias produzidas naturalmente no cérebro, que trazem sentimento de tranquilidade. O aumento de endorfina estimula a confiança e a autoestima e reduz as tensões. Caminhada, corrida, dança, ioga, e até mesmo exercícios de alta intensidade como o boxe, o muay-thai e a musculação, que exigem maior esforço, são indicados.

5)      Alimente-se de forma saudável: A qualidade da alimentação e a frequência como nos alimentamos repercurte em nosso estado geral de saúde. Dê preferência a alimentos naturais com alto teor de fibras e ricos em vitaminas e sais minerais. Beba muita água.

6)      Dedique-se a atividades lúdicas: Os hobbies ideais são aqueles que não estejam relacionados ao trabalho no dia a dia. Crochê, tricô, artesanato ou pintura, por exemplo, são indicados para que o cérebro possa descansar nesse período de distração.

7)      Exercite a espiritualidade: Independente da religião, a fé estimula a harmonia e a autoconfiança, fundamentais para administrar os momentos de estresse do cotidiano.

Procure especialistas: Se ainda assim nenhuma dica funcionar para reduzir os níveis de estresse, o ideal é consultar especialistas como psiquiatras, psicoterapeutas e, até mesmo, cardiologistas e gastroenterologistas, profissionais que podem contribuir para amenizar os problemas causados pelo estresse. Não se automedique. Evite bebidas alcoólicas, tranquilizantes e os analgésicos, que podem levar à dependência.     

Referências

Revisão técnica: Guilherme Sargentelli (CRM: 541480-RJ)

  1. 7 dicas para combater o estresse. Seção Bem-estar. Site Viva Saúde. Acessado em julho 2019. Disponível em: https://vivasaude.digisa.com.br/bem-estar/7-dicas-para-combater-o-estresse/1025/
  2. International Stress Management Association - Isma-Brasil [Internet]. Acessado em Julho 2019. Disponível em: https://www.ismabrasil.com.br/
  3. Varella D. Estresse – Entrevista com Alexandrina Meleiro. Seção Entrevistas. Drauzio Varella [Internet]. Acessado em Julho 2019. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/estresse-entrevista/

Material destinato ao público em geral

BRAAV190365a - Agosto 2019