Menopausa: Por que a adesão ao tratamento é importante?

Mulher de meia-idade tomando seu medicamento ilustra a importância da adesão ao tratamento na menopausa
Tomar corretamente seus medicamentos ajuda a controlar os sintomas da menopausa

O medicamento não irá funcionar a menos que seja tomado.1 Isso pode parecer óbvio mas, ainda assim, uma a cada duas pacientes não está tomando sua medicação adequadamente.4 Mas o que significa adesão ao tratamento na menopausa?

Adesão é o grau segundo o qual uma paciente segue a prescrição de um médico.2 Como uma mulher que sofre de sintomas da menopausa, aderir significa ter uma chance de sentir alívio de sua condição, e assumir o controle dela. Você pode dar a você mesma a melhor chance de se sentir bem seguindo esse conselho:

  • Comece o tratamento. Sempre que sofrer de sintomas da menopausa, procure ajuda e converse com seu médico. É importante discutir seus sintomas com seu médico, de forma que ele possa encontrar a melhor solução de tratamento para você. Você pode discutir com seu médico sobre:
    • Os benefícios/riscos da solução que o médico está oferecendo
    • As preocupações que você pode ter
    • Os mitos que você ouviu (faça quantas perguntas forem necessárias para ficar à vontade com o tratamento antes de iniciá-lo).

Uma vez que você tiver concordado com um tratamento prescrito pelo médico, inicie-o. É o primeiro passo para manejar sua condição.

Você sabia? Aproximadamente 50% das mulheres que sofrem de sintomas da menopausa não buscam auxílio médico.3 Isso não deveria acontecer no seu caso, uma vez que há soluções. Converse com seus médicos. 

Para assegurar uma melhor adesão ao tratamento na menopausa:

  • Siga as orientações do seu médico em termos de dosagem e frequência do medicamento. Uma dosagem menor do medicamento pode ser ineficiente, mas uma dosagem maior pode ser prejudicial. Também é importante tomar o medicamento nos intervalos prescritos: se a prescrição for para sete comprimidos por semana uma vez por dia, tomar sete comprimidos juntos em um dia significa que você não está seguindo o tratamento. Se você omitir uma dose ou acredita que pode ter dificuldade para seguir o tratamento da forma correta, não se preocupe: soluções sempre existem. Não hesite em contatar seu médico para discuti-las.
  • Tome o tratamento por todo o período de tempo prescrito. Se o seu médico prescrever um tratamento que precisa ser tomado por um período específico de tempo, isso significa que o medicamento será eficiente somente se tomado por esse período. Mesmo quando seus sintomas desaparecem, isso não significa que o tratamento pode ser interrompido sem uma discussão anterior com seu médico. Você não deve tomar nenhuma decisão em relação a seu tratamento exceto quando aconselhado por seu médico.. Caso contrário, a medicação pode ser ineficiente, prejudicial, ou ambos. Algumas mulheres podem sentir que o tratamento não é adequado para elas, o que pode ser o caso, de fato. Nesses casos, não pare de se tratar por conta própria. Converse com seu médico e descreva a situação para ele. Alternativas sempre existem; você precisa encontrar qual é a certa para você.

Além disso, interromper tratamento pode anular todos os benefícios que você obteve até agora. Isso significa que todos os esforços que você fez teriam sido para nada.

Não se automedique. Medicamentos tomados da forma certa podem ajudá-la.
Medicamentos tomados da forma errada podem prejudicá-la e levar a:

• Efeitos colaterais
• Desenvolvimento de novas doenças

Não confie nas experiências de suas amigas e familiares em tomar medicamentos para lidar com seus sintomas da menopausa ao decidir sobre um tratamento. Cada mulher é diferente: o que funciona para outras pode ser prejudicial para você. Sempre consulte um médico antes de começar a tratar seus sintomas da menopausa.  

Lembre-se de que adesão ao tratamento na menopausa não significa apenas adesão ao medicamento. Também significa adotar um estilo de vida saudávelQuando o médico prescreve um medicamento a você e oferece aconselhamento de estilo de vida, isso frequentemente significa que os benefícios de seu tratamento para menopausa podem não ser obtidos a menos que você faça ambos. Por exemplo, se você faz uma terapia hormonal na menopausa na esperança de reduzir os fogachos, mas continuar a beber bastante café, que pode provocá-los,5 o impacto do medicamento para seus fogachos pode ser menos significativo do que se você consumisse menos cafeína.

Sua saúde está nas suas mãos. A menopausa é apenas uma etapa em sua vida; não é de forma alguma sua culpa ou algo para  se envergonhar. Controle sua transição para a menopausa — não permita que ela controle você. Converse com seu médico sobre as soluções disponíveis.

Se estiver apresentando dificuldade para aderir ao tratamento, consulte o médico. Discuta com ele as ações que você pode adotar para melhorar sua adesão ao tratamento. Não inicie, descontinue ou altere um tratamento sem prescrição de seu médico.

Referências:

  1. Everett K. Drugs don’t work in patients who don’t take them, Eur J Heart Fail, 2017; 19:1412–1413.
  2. Jimmy B, Jimmy J. Patient medication adherence: Measures in daily practice. Oman Med. J., 2011; 26(3):155–159.
  3. Constantine G et al. Behaviours and attitudes influencing treatment decisions for menopausal symptoms in five European countries. Post Reprod Health, 2016; 22(3):112–122.
  4. Brown MT, Bussell JK. Medication adherence: WHO cares? Mayo Clin Proc., 2011; 86(4):304–314.
  5. Everyday Health. 6 foods to avoid during menopause. https://www.everydayhealth.com/hs/menopause-resource-center/foods-to-avoid/ Publicado em abril de 2019. Acesso em Junho/2021

Material destinado ao público em geral.

Junho/2021

BRZ2189931