Menopausa: por que se atrever a falar sobre ela?

Amigas conversam e compartilham sentimentos: a menopausa ainda permanece um assunto tabu.
Falar sobre a menopausa ainda é um tabu. Conversar sobre ela é o primeiro passo no manejo da condição.

A menopausa ainda permanece um assunto tabu1

Embora absolutamente natural, a menopausa ainda permanece um assunto tabu1, algo a não ser discutido na sociedade. Mesmo se for assintomática ou se os sintomas forem muito leves, a saúde das mulheres pode ser impactada. Entretanto, quando os sintomas forem incômodos (o que é o caso para cerca de 50% das mulheres2), a incapacidade de discutir seus problemas pode levar as mulheres a enfrentar seus sintomas sozinhas, resultando em isolamento, culpa, e ansiedade.

Uma pesquisa mostrou que aproximadamente 50% das mulheres não buscam ajuda médica, apesar de seus sintomas.2 Muitas mulheres testemunharam que a incapacidade de falar sobre esses problemas e buscar apoio da sociedade pode ter um impacto negativo em sua carreira, vida familiar, e relações sociais. 

Imagine uma situação na qual você subitamente apresenta um fogacho enquanto está em uma reunião de família ou uma festa de aniversário com seus amigos. Seu comportamento pode mudar sem você nem perceber: você pode se tornar irritável e tentar evitar as pessoas. Se essas pessoas souberem o que está acontecendo com você, elas podem ser mais compreensivas, mas se não souberem, eles podem achar esse comportamento estranho ou até rude. Os sintomas da menopausa não são algo do qual se envergonhar ou sentir culpa, ao invés disso, eles precisam – e podem ser – manejados.

Mulher na menopausa sentada em cadeira sozinha
Se os sintomas da menopausa causam incômodo, lembre-se: você não está sozinha. Compartilhe.

Falar sobre a menopausa ainda é um tabu. Conversar sobre ela é o primeiro passo no manejo da condição.

Se a menopausa ainda permanece um assunto tabu, é preciso entender que conversar sobre ela é o primeiro passo no manejo da condição. Existem soluções médicas que devem ser discutidas com um médico e apenas com um médico (ou seja, não confie em boatos). Também existem mudanças de estilo de vida que podem ser adotadas, como aquelas envolvendo a dieta e exercício físico.

Se o seu médico parecer não lhe dar atenção, não fique desanimada. Continue procurando por ajuda profissional, preferivelmente de um especialista em menopausa. Ginecologistas, por exemplo, geralmente encorajam as mulheres a conversar livremente com eles sobre sua condição. Claro, você também deve se sentir livre em relação às pessoas que apoiam você.

Falar sobre a menopausa pode ser o primeiro passo para se sentir melhor e aprender a aceitar e aderir a essa nova fase da vida. Novamente, não há nada do que se envergonhar, e você absolutamente não deve hesitar em falar sobre isso. Por que você deveria se sentir envergonhada de conversar sobre uma fase natural da vida que afeta todas as mulheres no planeta?

Não hesite em consultar seu médico para discutir sua transição para a menopausa. Nunca deve ser um tabu conversar sobre esse assunto, especialmente com seu médico.

Referências:

  1. British Medical Association. Challenging the culture on menopause for working doctors. https://www.bma.org.uk/media/2913/bma-challenging-the-culture-on-menopause-for-working-doctors-reportaug-2020.pdf Publicado em 5 de agosto de 2020. Acessado em Junho/2021
  2. Constantine G et al. Behaviours and attitudes influencing treatment decisions for menopausal symptoms in five European countries. Post Reprod Health, 2016; 22(3):112–122.

Material destinado ao público em geral.

Junho/2021

BRZ2189928