Por que os hormônios são tão importantes na gestação?

Os hormônios são substâncias químicas que circulam no sangue de homens e mulheres. Eles carregam mensagens para diversas partes do corpo, regulando certas atividades e levando a determinadas alterações. Os hormônios são responsáveis por várias alterações, tanto físicas como emocionais, ao longo da gestação. Essas mudanças às vezes podem ser avassaladoras ─ entender o papel dos hormônios pode ajudar a explicar por que você está se sentindo de certa forma, ou por que partes do seu corpo estão mudando semana a semana. Pode ser reconfortante saber que as mudanças em seu corpo são parte de uma gravidez bem-sucedida e saudável.
Os hormônios estrogênio e progesterona controlam o ciclo menstrual da mulher. Todos os meses, com a elevação dos níveis desses hormônios, um óvulo é liberado. O ciclo médio mensal tem 28 dias, mas algumas mulheres podem ter ciclos mais longos ou mais curtos. Uma causa comum de infertilidade nas mulheres está relacionada a problemas de ovulação.1 Alguns problemas impedem as mulheres de liberar todos os óvulos, enquanto, em outros casos, um óvulo é liberado somente em alguns ciclos mensais.
Problemas de ovulação podem ocorrer por várias razões: ciclos irregulares, estresse e perda de peso significativa podem afetar o ciclo da mulher, assim como condições mais graves, como síndrome do ovário policístico, problemas de tireoide ou falência ovariana prematura, que é quando os ovários da mulher param de trabalhar antes dos 40 anos de idade.1
Ciclos menstruais regulares são um importante sinal de que seu corpo está saudável e funcionando adequadamente, preparando-se para a gestação.

Referências bibliográficas:

  1. NHS Choices. Infertility. [Artigo na internet]. [Acesso em Jun 2019]. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/infertility/causes/.

Material destinado ao público em geral.

Junho/2019 – BRAAV190674

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao decidir continuar a navegar neste site, você concorda em aceitar o uso de cookies pela Abbott, consulte nossa Política de Privacidade para obter mais informações. Verifique também a atualização do Regulamento do Programa e nossos Termos e Condições.
Sim, concordo
Política de Privacidade